Programação inclui palestras, apresentações culturais e ações de protagonismo infantojuvenil
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realiza, nesta sexta-feira (19), o IV Fórum de Erradicação do Trabalho Infantil, com o tema “Vozes, Sonhos e Direitos”. Coordenada pela Secretaria de Assistência Social, a iniciativa tem como objetivo promover a conscientização e fortalecer a garantia dos direitos de crianças e adolescentes. O evento será realizado das 8h30 às 16h30 no Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI), localizado na rua Manoel Garcia, 160, no Centro.
O evento reunirá profissionais das políticas públicas nas áreas da assistência social, educação, saúde, cultura, esporte, desenvolvimento econômico, direitos humanos, representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), organizações da sociedade civil, conselhos tutelares, sistema de Justiça e demais integrantes que compõem a rede de proteção à infância e adolescência.
A programação será dividida em dois períodos. Pela manhã, o evento será voltado aos profissionais da rede de proteção, com o lançamento do Plano Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil 2026-2029, apresentação do balanço das ações desenvolvidas pelo município e palestra sobre a atuação do sistema de garantia de direitos no enfrentamento ao trabalho infantil.
À tarde, as atividades serão direcionadas às crianças e adolescentes, com ações de participação social, apresentações culturais produzidas a partir de relatos e reflexões dos próprios jovens sobre seus direitos, sonhos e expectativas para o futuro.
“Uma cidade que valoriza o público infantojuvenil colhe, sem dúvida, frutos no futuro. Lutar por uma infância protegida é garantir oportunidades, dignidade e desenvolvimento para quem vai construir os próximos capítulos da cidade”, destacou o secretário de Assistência Social e Saúde, Gabriel Rocha.
“Nosso objetivo é garantir uma infância sem preocupações, com educação, proteção e oportunidades para que os jovens possam se desenvolver. Para isso, trabalhamos diariamente no fortalecimento permanente da rede de proteção, assegurando que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Eduardo Borges





