Início Copa do mundo Votação popular da gincana ‘A rua mais bonita da Copa 2026’ começa...

Votação popular da gincana ‘A rua mais bonita da Copa 2026’ começa neste sábado (20) em Itaquá

0
5

Voto do público tem 50% de peso na nota final

A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba inicia neste sábado (20), à meia-noite, a votação popular da gincana “A rua mais bonita da Copa 2026”. Ao todo, 89 ruas participam da iniciativa, que busca estimular a criatividade, fortalecer a convivência entre os moradores e celebrar o clima da Copa do Mundo no município.

Entre segunda (15) e quarta-feira (17), uma comissão formada por profissionais das áreas de artes visuais, cultura, história e urbanismo visitou os locais inscritos para avaliar os trabalhos. Os critérios analisados incluíram criatividade, originalidade, harmonia estética, técnicas empregadas, utilização de materiais recicláveis e participação da comunidade.

A votação popular será realizada pelo portal da prefeitura (www.itaqua.sp.gov.br/cultura/aruamaisbonitadacopa/votacao.php) e ficará disponível até as 23h59 de domingo (21). Para ampliar o acesso às decorações, as ruas serão apresentadas por meio de fotos e vídeos produzidos com imagens aéreas captadas por drone. O resultado terá peso de 50% na composição da nota final.

Inicialmente previsto para esta sexta-feira (19), o anúncio dos vencedores foi transferido para a próxima quarta-feira (24), às 18h, na Vila da Copa, no Largo da Vila São Carlos. O espaço conta com telão para transmissão das partidas da competição. Na mesma data, a seleção brasileira enfrenta a Escócia, às 19h.

A alteração no cronograma ocorreu para a conclusão dos ajustes necessários à realização da votação popular. O resultado também será divulgado pelos canais oficiais da administração municipal e a premiação será de R$ 20 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro, além da entrega de troféus.

Entre os bairros com maior número de participantes estão Vila Gepina, Vila Virgínia, Morro Branco, Jardim Miray, Jardim Paineira e Vila Ercília. A mobilização também alcançou bairros como o Jardim Odete, Jardim Zélia, Jardim Maragogipe, Parque Piratininga, Vila Bartira, Jardim Carolina e Marengo.

A secretária de Cultura, Maria Ana Rosa, destacou o envolvimento dos moradores. “A participação superou as expectativas e mostrou a capacidade de organização dos bairros. Foi possível acompanhar iniciativas coletivas que valorizaram os espaços públicos e contribuíram para o clima de celebração da Copa.”

O prefeito Eduardo Boigues ressaltou o impacto da ação na cidade. “A gincana mobilizou moradores e transformou as ruas em espaços de convivência e expressão cultural. Convidamos a população para acompanhar a programação da Vila da Copa no dia 24, prestigiar o jogo da seleção brasileira e conhecer as ruas premiadas.”

Fotos: Mariana Acioli