População poderá contribuir com propostas durante encontro aberto na Câmara Municipal
A Prefeitura de Itaquaquecetuba realiza, nesta quinta-feira (25), das 18h às 21h, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). O encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal (rua Ver. José Barbosa de Araújo, 267 – Vila Virgínia) e busca ampliar a participação da sociedade na construção de políticas públicas voltadas às crianças de até 6 anos.
A iniciativa busca reunir representantes do poder público, conselhos, entidades da sociedade civil, famílias, profissionais da rede de atendimento e demais interessados para contribuir com propostas e reflexões sobre a primeira infância.
“A participação de todos é fundamental para promover projetos direcionados aos jovens. A primeira infância é uma etapa decisiva para o desenvolvimento humano e, sem dúvida, construir esse plano de forma coletiva é essencial”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpétuo.
A construção do plano envolve 16 secretarias municipais, além de representantes da sociedade civil e servidores públicos, em um trabalho intersetorial que considera realidades vivenciadas pelas crianças. O objetivo é identificar necessidades, potencialidades e desafios do território para planejar ações mais eficazes e integradas.
“A audiência pública será um espaço de escuta ativa, diálogo e construção coletiva, fortalecendo o compromisso de Itaquá com uma cidade mais acolhedora, inclusiva e comprometida com os direitos das crianças”, afirmou a primeira-dama, presidente do Fundo Social e embaixadora da Primeira Infância na cidade, Mila Boigues.
O PMPI contempla áreas como saúde, educação, assistência social, cultura, lazer e proteção, alinhado às diretrizes da Constituição Federal, do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e do Marco Legal da Primeira Infância. A proposta é consolidar políticas públicas que assegurem os direitos das crianças desde os primeiros anos de vida.
“Cuidar da primeira infância é garantir que meninos e meninas tenham condições de crescer com dignidade, proteção e acesso a direitos para que possamos colher, no futuro, os frutos de uma sociedade mais humana e preparada”, concluiu o prefeito Eduardo Boigues.
Foto: Chalaine Kerchner

